Tipos de cobertura

O mercado oferece uma diversidade de materiais para telhamento de coberturas.
O mercado oferece uma diversidade de materiais para telhamento de coberturas, cuja escolha na especificação de um projeto depende de diversos fatores, entre eles o custo que irá determinar o patamar de exigência com relação à qualidade final do conjunto, devendo-se considerar as seguintes condições mínimas:

- Deve ser impermeável, sendo esta a condição fundamental mais relevante;
- Resistente o suficiente para suportar as solicitações e impactos;
- Possuir leveza, com peso próprio e dimensões que exijam menos densidade de estruturas de apoio;
- Deve possuir articulação para permitir pequenos movimentos;
- Ser durável e devem manter-se inalteradas suas características mais importantes;
- Deve proporcionar um bom isolamento térmico e acústico.

Telhas cerâmicas

As telhas cerâmicas são de uso mais corrente no Brasil, sobretudo em construções residenciais unifamiliares. Conhecidas como telhas de barro (material do qual são produzidas) são, sem dúvida, as de uso mais tradicional no Brasil, devido em grande parte, a sua popularização. Basta dar uma olhada e você notará que estas telhas têm presença marcante na arquitetura brasileira. Um dos motivos das telhas de cerâmica simples ser muito utilizadas é que praticamente não havia outra opção de escolha no passado, aliada ao fato, este presente, de serem encontradas com facilidade nas lojas de materiais de construção.
 
Telhas de fibrocimento

Depois das telhas de barro, as telhas de fibrocimento são as mais conhecidas dos brasileiros. Constituídas por fibras de cimento, estas telhas são fabricadas em diversos modelos, tamanhos e espessuras. Pelo baixo custo dos telhados executados com as telhas onduladas de fibrocimento, estas são bastante utilizadas em edifícios habitacionais de padrão popular, inclusive unifamiliares, embora não proporcionem adequado conforto, sobretudo térmico.
 
Juntamente com as telhas de aço, são bastante empregadas em edifícios comerciais e industriais. As telhas de fibrocimento são muito versáteis e apresentam como diferencial a possibilidade de vencer vãos consideráveis sem o uso de apoios intermediários. Com isto, tem-se um ganho de espaço interno e redução de custos na estrutura de suporte do telhado. Alguns modelos autoportantes permitem vencer vãos livres (distância entre apoios) superiores a 6,0m e a execução de coberturas quase que horizontais. Algumas características das telhas de fibrocimento são:

- Fabricadas com cimento Portland e fibras de amianto3, sob pressão;
- Incombustíveis, leves, resistentes e de grande durabilidade;
- Fácil instalação, existindo peças de concordância e acabamento, e exigindo estrutura de apoio de pouco volume;
- Perfis variados e autoportantes, com até 9,0 m de comprimento.

Telhas de alumínio

As telhas de alumínio são também empregadas em coberturas e revestimentos de edificações não-residenciais. A razão desse uso crescente reside nas características e vantagens das telhas de alumínio em relação aos outros materiais, tais como:

- Leveza: Devido ao baixo peso específico (2,7 kg/dm3), equivalente a 1/3 do aço, o alumínio usado na fabricação de telhas proporciona vantagens, tais como, reduzir o peso próprio da cobertura, não comprometendo os esforços permanentes da estrutura;
- Resistência à corrosão: O alumínio é um material que tem elevada resistência à corrosão atmosférica, o que garante às telhas uma longa vida útil, superior às outras telhas metálicas;
- Refletividade: As telhas de alumínio, em acabamento natural ou pintadas em cores claras, têm alto poder de reflexão dos raios solares incidentes, reduzindo a temperatura interna das instalações;
- Resistência Mecânica: As ligas de alumínio apresentam grande resistência mecânica, o que permite o uso de chapas muito finas na confecção de telhas, tornando-as leves, econômicas e seguras;
- Economia: As telhas de alumínio são fornecidas em qualquer comprimento, sob encomenda, e em até 12metros. Isso reduz as sobreposições longitudinais, com economia de material, fixadores e elementos de vedação.

Telhas de concreto

As telhas de concreto são fabricadas a partir de uma mistura composta basicamente de cimento, agregados, aditivos e pigmentos corantes. Têm uso ainda limitado no Brasil, sendo empregadas sobretudo em edifícios de médio e alto padrão. Segundo catálogo do fornecedor esta telha apresenta uma espessura média de 12 mm, absorção de água entre 7 a 10% e resistência mínima à flexão de 300 kg. Apresenta como vantagens:

- Alta impermeabilidade: baixa absorção de água das telhas de concreto, que podem ainda, ter uma camada de verniz acrílico, evitando acúmulo de água, eflorescência e escurecimento das peças;
- Diversidade de cores.

Telhas plásticas

As telhas plásticas podem ser encontradas em chapas onduladas e trapezoidais, translúcidas e opacas e em cores. Podem ser fabricadas em PVC, poliéster, polipropileno ou fibra de vidro semelhantes às telhas de fibrocimento, como também em placas de telhas conjugadas, semelhantes às telhas capa e canal.
 
O peso varia de 1,4 kg/m² a 1,8 kg/m² . São incolores, translúcidas, flexíveis, resistentes a gases industriais, óleo e agentes químicos. Sua utilização básica se dá em coberturas, com o objetivo de aumentar a luminosidade (iluminação zenital) do ambiente. As telhas em painéis ondulados e trapezoidais são encontradas em diversos materiais, em placas de tamanhos padronizados, variando de acordo com o fabricante.
 
As telhas de polipropileno suportam temperaturas de até 80°C, podem ter película contra raios tipo UV e proporcionam 70% de iluminação natural. Outras cores fornecem maior ou menor intensidade de luz.
 
As telhas plásticas conjugadas, semelhantes às coloniais, possuem a vantagem de menor peso próprio em relação à estas, com opção de acabamento semelhante às telhas cerâmicas. Essas telhas, produzidas a partir da injeção de uma blenda de resinas poliméricas com Carbonato de Cálcio (CaCO3), pesam menos de 6,00 kg/m², o que corresponde a aproximadamente 10 vezes menos que as telhas de barro. As telhas possuem aditivos de Proteção Anti-UV (raios ultravioletas), proporcionando resistência à radiação solar. Podem ser confeccionadas em várias cores ou em material translúcido. Em relação a estrutura de sustentação, utilizam 1/3 do madeiramento necessário para um telhado semelhante, confeccionado com telhas cerâmicas. A fixação é feita através de abraçadeiras de nylon que prendem a telha na estrutura, não permitindo que as telhas se desloquem, mesmo com ventos fortes.
 
Telhas de aço

As telhas de aço têm uso predominante em edifícios comerciais e industriais e o material básico para a fabricação de seus perfis é a chapa de aço apropriada para moldagem a frio, zincada ou pintada com material sintético. Da mesma forma que as telhas de fibrocimento e as plásticas, as telhas de aço zincado também são confeccionadas em perfis ondulados e trapezoidais.
 
O zinco é o metal mais utilizado em condições de exposição atmosférica, usado tanto em forma de chapas como em peças fundidas, mas sua aplicação mais importante é como revestimento de proteção contra a corrosão de estruturas de aço. A proteção pelo uso de zinco consiste em combinar o zinco com o ferro, resultando no zinco como anodo e o ferro como cátodo, prevenindo assim a corrosão do ferro, uma vez que o zinco atua como uma barreira protetora evitando a entrada de água e ar atmosférico, além de sofrer corrosão antes do ferro. Este tratamento garante à peça uma maior durabilidade, já que a corrosão do zinco é de 10 a 50 vezes menor que do aço, em área industriais e rurais, e de 50 a 350 vezes em áreas marinhas.
 
A galvanização, também denominada de zincagem por imersão a quente, consiste na imersão da peça em um recipiente com zinco fundido a 460°C. O zinco adere à superfície do aço através da formação de uma camada de liga Fe-Zn, sobre a qual se deposita uma camada de zinco puro, de espessura correspondente à agressividade do meio ao qual a peça será submetida. Para garantir uma proteção ainda maior contra a corrosão, costuma-se aplicar tintas sobre as superfícies zincadas.