Acabamento

Nesta fase entra o fator estética ou aparência dos materiais e também a questão dos preços que podem variar muito de um produto para outro.
Esta fase da construção é um momento muito especial. Os proprietários da obra ficam muito entusiasmados e cheios de expectativas, afinal a casa começa a tomar forma. No entanto, esta também é uma fase difícil. No início da obra não existe muita dúvida com relação aos materiais que serão utilizados, já que o que interessa aqui é a qualidade e solidez.
 
No entanto, na fase de acabamentos, entra o fator estética ou aparência dos materiais e também a questão dos preços que podem variar muito de um produto para outro. Quando se fala em materiais de acabamento, como azulejos, pisos, metais e louças sanitárias a variação de preços é muito grande e isso pode elevar muito o preço de uma construção. Assim, além de lidar com todo o cansaço da obra, é preciso saber equilibrar a expectativa e também o impulso de querer comprar acabamentos que estejam fora do orçamento e acabar gastando mais do que o planejado.
 
Na fase de acabamentos é normal que a construção esteja repleta de diversos tipos de profissionais de várias especialidades, como um marceneiro, azulejista, gesseiro, pintor e outros tipos de profissionais de suas especialidades.
 
Geralmente esta etapa é mais lenta, em grande parte por conta dos detalhes e da quantidade de pessoas que acabam se envolvendo com a obra. Alguns serviços relativos à fase de acabamentos são os seguintes:

- Revestimentos de paredes;
- Revestimentos de piso;
- Revestimentos de forro;
- Passagem da fiação e finalização das instalações elétricas;
- Assentamento e colocação das louças e metais sanitários;
- Colocação de caixilhos ou esquadrias;
- Retoques de azulejos e pisos;
- Colocação de armários/marcenaria;
- Colocação de vidros;
- Pintura geral externa e interna.

Na fase de acabamentos é preciso que se siga uma determinada ordem nos trabalhos para que o resultado seja satisfatório, do jeito que você sempre sonhou, com beleza e qualidade. No entanto, antes de começar a instalar o primeiro azulejo é necessário que você tenha:

- Escolhido bem os profissionais responsáveis por cada um dos serviços;
- Estabelecido um cronograma;
- Conhecimento das principais características do material de construção que será utilizado;
- Tirado corretamente todas as medidas, evitando assim surpresas como falta ou sobra excessiva de materiais.

Nessas etapas acima quem poderá te auxiliar é o arquiteto ou designer de interiores. Conforme o acordo na contratação do mesmo.
 
Veja a seguir algumas dicas para a fase de acabamentos:

- Comece com a colocação de pisos, azulejos, soleiras e peitoris: É importante que você tenha conversado antes com a pessoa responsável pela colocação dos revestimentos de cada cômodo para verificar como ficará o corte do azulejo e o alinhamento das soleiras. Assim, você evita erros após a instalação;
- Rejunte: Depois de finalizada a colocação da cerâmica, é hora de fazer o rejunte.
 
Bancadas, gesso e esquadrias: Com a cerâmica devidamente colocada e rejuntada, a próxima etapa e a instalação de bancadas, moldura, forro e detalhes de gesso e também esquadrias.
 
Preparação das paredes e pintura: Estamos quase no fim: A pintura. Após tudo instalado, deve-se iniciar a pintura fazendo a raspagem das paredes e de passar a massa corrida. Depois da secagem, chegou a hora da tinta.
 
Metais e louças: E para encerrar com chave de ouro, é hora da instalação dos metais, louças, vidros, tomadas e iluminação. É importante que esses itens sejam colocados por último, assim não correm o risco de serem danificados durante as etapas anteriores da obra. Com esses cuidados e seguindo essa ordem, você terá um acabamento perfeito e sua casa estará linda!! Assim, estando pronta para receber seus móveis.